terça-feira
Corrida e Caminhada de Apoio à criança com câncer e os 200 anos de Sampaio
No dia 24 de maio de 2010 foi realizada uma Corrida e Caminhada de apoio às crianças com câncer e homenagem aos 200 anos do Brigadeiro Sampaio.
A Federação de Atletismo do Rio de Janeiro,realizada no dia 24 de Maio de 2010, um evento beneficente em favor da Casa de Apoio as Crianças com Câncer.
A data foi escolhida para homenagear o bicentenário de nascimento do Brigadeiro Sampaio.
O evento pretendia conscientizar as pessoas com campanhas de esclarecimento sobre a prevenção do câncer, além de fornecer ajuda às famílias cujos filhos sofrem com a doença.O câncer no Brasil atinge, entre 12 e 13 mil crianças, anualmente. Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianças terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Diferentemente do câncer de adulto, o câncer da criança geralmente afeta as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação. enquanto que o do adulto afeta as células do epitélio, que recobre os diferentes órgãos (câncer de mama, câncer de pulmão). Doenças malignas da infância, por serem predominantemente de natureza embrionária, são constituídas de células indiferenciadas, o que determina, em geral, uma melhor resposta aos métodos terapêuticos atuais.
As estatísticas mostram que a cada ano, mais de 160 mil crianças são diagnosticadas com câncer no mundo. 80% dos pacientes infantis vivem em países em desenvolvimento. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), nos países desenvolvidos, três de cada quatro crianças com câncer sobrevivem ao menos cinco anos depois de terem sido diagnosticadas, graças aos progressos no diagnóstico e tratamento dessa doença. Nos países em desenvolvimento, mais da metade das crianças diagnosticadas com câncer tem probabilidade de morrer.
Postado por:Fernanda Klein