sábado

A Batalha de Tuiuti




A Batalha do Tuiuti ocorreu em 24 de maio de 1866, e foi a mais sangrenta de todos os tempos na América do Sul. Essa batalha fez parte da Guerra do Paraguai ( ou Guerra da Tríplice Aliança) e foi decisiva para sua conclusão.
A Guerra do Paraguai começou quando o ditador paraguaio Solano López decidiu atacar a província de Mato Grosso do então Império Brasileiro. Solano fez isso porque o Brasil tinha interferido na guerra civil do Uruguai, e imaginava obter o apoio dele para o ataque contra o território Brasileiro. Porém isso não aconteceu, e o Brasil, Argentina e Uruguai se uniram formando a Tríplice Aliança. Depois de uma onde de ofensivas paraguaias, quem tomou a iniciativa foram os aliados partindo para conquistas no território paraguaio. Depois das batalhas de Passo da Pátria e Estero Bellaco, os exércitos da Aliança avançaram com cuidado, em vista de que não tinham mapas confiáveis nem fontes sobre as forças inimigas. Enquanto as tropas da Tríplice Aliança acampavam ao redor do lago Tuiuti, Solano atacou-as, já que acreditava que uma vitória poderia faze-las recuar e decidir a guerra a favor do paraguaios. Seus oficiais, porém, não ficaram muito satisfeitos com a ideia, já que seus combatente estavam em menor número e o terreno favorecia a defesa. Seu comandante, porém, não levou em conta isso e avançou contra os soldados desprevenido do exército aliado.
No início, a batalha parecia estar tomando um rumo favorável para Solano López, já que no outro lado a confusão era geral, e houve momentos da luta que a vitória para ele parecia próxima. Mas com a tomada da iniciativa por parte dos escalões e o destaque do general Osório, ocorreu a vitória da Tríplice Aliança sobre forças atacantes. A Batalha de Tuiuti marcou o fim do exército paraguaio, já que foi uma vitória expressiva dos aliados. Reuniu quase seis mil baixas para os paraguaios, enquanto a Aliança teve uma perda de mais de quatro mil homens, sendo a maior parte brasileira. Nela, ocorreu a morte do brigadeiro Antônio de Sampaio, com três ferimentos graves.

Postado por: Aureliano (106)e Davi (106)