terça-feira
Fontes consultadas...
http://www.militar.com.br/
Livro-"BRIGADEIRO ANTÔNIO DE SAMPAIO - O PATRONO DA INFANTARIA - BICENTENÁRIO"
corridavilamilitar.ctallen.com.br/info.html
Corrida e Caminhada de Apoio à criança com câncer e os 200 anos de Sampaio
No dia 24 de maio de 2010 foi realizada uma Corrida e Caminhada de apoio às crianças com câncer e homenagem aos 200 anos do Brigadeiro Sampaio.
A Federação de Atletismo do Rio de Janeiro,realizada no dia 24 de Maio de 2010, um evento beneficente em favor da Casa de Apoio as Crianças com Câncer.
A data foi escolhida para homenagear o bicentenário de nascimento do Brigadeiro Sampaio.
O evento pretendia conscientizar as pessoas com campanhas de esclarecimento sobre a prevenção do câncer, além de fornecer ajuda às famílias cujos filhos sofrem com a doença.O câncer no Brasil atinge, entre 12 e 13 mil crianças, anualmente. Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianças terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Diferentemente do câncer de adulto, o câncer da criança geralmente afeta as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação. enquanto que o do adulto afeta as células do epitélio, que recobre os diferentes órgãos (câncer de mama, câncer de pulmão). Doenças malignas da infância, por serem predominantemente de natureza embrionária, são constituídas de células indiferenciadas, o que determina, em geral, uma melhor resposta aos métodos terapêuticos atuais.
As estatísticas mostram que a cada ano, mais de 160 mil crianças são diagnosticadas com câncer no mundo. 80% dos pacientes infantis vivem em países em desenvolvimento. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), nos países desenvolvidos, três de cada quatro crianças com câncer sobrevivem ao menos cinco anos depois de terem sido diagnosticadas, graças aos progressos no diagnóstico e tratamento dessa doença. Nos países em desenvolvimento, mais da metade das crianças diagnosticadas com câncer tem probabilidade de morrer.
Postado por:Fernanda Klein
segunda-feira
Homenagem...
Garra na guerra...
O Brigadeiro Antônio de Sampaio comandava a 3ª Divisão, também conhecida como “ A Encouraçada” , pela dureza demonstrada em todos os combates que se envolvia .E em Tuiuti não foi diferente. A Divisão Encouraçada, do Brigadeiro Sampaio, aguentou a principal carga de cavalaria e infantaria que os paraguaios fizeram, a investida paraguaia voltou-se para o 4ª Batalhão de Voluntários da Pátria, Batalhão este formado em Pernambuco, em 1839, com o nome de 4º Batalhão de Fuzileiros. O Brigadeiro Sampaio vendo o perigo, entrou no meio dos pelotões do 4º Batalhão e conhecedor do ânimo e da coragem dos Voluntários da Pátria, os incentivava a reagir e não esmorecer. Foi nessa ocasião que foi atingido pela 1ª vez. Apesar de ferido continuou de espada em punho a instigar seus comandados. Sua montaria é atingida e o Brigadeiro cai, levanta e novamente anima os camaradas. O combate recrudesce e Sampaio recebe, em sequência, mais dois tiros, um deles, rasgando-lhe o peito. Esvaindo-se em sangue e por isso, enfraquecido, o Brigadeiro Sampaio é retirado da batalha, mas não sem antes ver o recuo dos paraguaios.
Postado por: Costa (106) e Leonardo (105)
Curiosidade: Casa da Moeda do Brasil lança medalha comemorativa do Bicentenário do Brigadeiro Sampaio
Dentro das comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio - Patrono da Arma de Infantaria, a Casa da Moeda do Brasil lançou no dia 24 de maio, em Fortaleza, uma medalha comemorativa que pode ser adquirida pelo público em geral. A medalha foi incluída no calendário oficial da Casa da Moeda do Brasil e terá um tiragem limitada, tornando-se portanto uma lembrança de grande valor estimativo.
Os valores informados pela CASA DA MOEDA são de R$ 160,00 para as medalhas de BRONZE e de R$ 280,00, para as medalhas de PRATA.
Postado por: Aureliano (106)
domingo
O PANTEON DE SAMPAIO
Cumprindo a Diretriz do Comandante do Exército, constante da Portaria Nº 301, de 7 de maio de 2007, a comemoração nacional da Arma de Infantaria passou, a partir de 2008, a ser realizada em Fortaleza, Ceará, onde os restos mortais do Brigadeiro Antônio de Sampaio estão repousando em um Panteon ( localizado na área frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar – Região Martins Soares Moreno). Este local histórico abriga em suas instalações, protegidas por muralhas seculares, um forte simbolismo; já que o jovem Antônio de Sampaio, em 17 de julho de 1830, ter sentado praça neste local onde antigamente abrigava o 22º Batalhão de Caçadores.
Postado por: Aureliano (106)
A Infantaria Brasileira Nasceu em Tamboril
A "Rainha da Armas" tem como patrono o Brigadeiro antônio de Sampaio, homenageado como tal por sua bravura em todas as batalhas, onde demonstrou coragem,garra e determinação.
sertão nordestino)
Sua missão básica, no ataque, é destruir ou capturar o inimigo, empregando o fogo, o movimento e a ação de choque. Na defensiva, mantêm o terreno e contra-ataca. Tem por característica essencial a aptidão para combater a pé em todos os tipos de terreno, podendo deslocar-se para os lugares mais remotos – desde que receba meios de transporte adequados – e operar sob quaisquer condições meteorológicas.
Postado por: Fernanda Klein
Comemorações em Homenagem ao Bicentenário de Sampaio
Em comemoração ao Bicentenário de nascimento do Brigadeiro Sampaio foi realizada uma encenação artística sobre a vida e os feitos do Patrono,tal encenação foi realizada no 23º Batalhão de Caçadores , responsável por essa importante atividade cívico-cultural,e reuniu mais de mil pessoas da família militar e da população de Fortaleza. A encenação abordou fatos relevantes desde o seu nascimento na Fazenda Vitor em Tamboril, sua incorporação no então 22º Batalhão de Caçadores, sediado na Fortaleza de N.S. da Assunção, seu batismo de fogo nas ruas de Icó, no Ceará e sua consagração na batalha de Tuiuti.
A encenação reuniu atores profissionais e dezenas de figurantes, técnicos de som, iluminação e efeitos especiais. Antes de começar a encenação, a Banda de Gaitas e Tambores do Batalhão da Guarda Presidencial, que veio especialmente de Brasília, para participar das Comemorações. Sua apresentação com diversos números musicais e evoluções, arrancou aplausos do público presente.
Postado por: Fernanda Klein
sábado
A Batalha de Tuiuti
Postado por: Aureliano (106)e Davi (106)
segunda-feira
Sampaio entra para o Livro dos Heróis da Pátria
sexta-feira
CURIOSIDADES SOBRE SAMPAIO
Napoleão Bonaparte era seu capitão predileto.
Postado por: Davi (106)
segunda-feira
Medalha Verena de oficialato da Ordem do Cruzeiro do sul:
Postado por: Leonardo.
Medalha de Oficialato da Imperial Ordem da Rosa:
Esta Ordem foi criada por D. Pedro I em 1829 para perpetuar seu matrimônio com D. Amélia. Foi desenvolvido pelo artista Jean Baptista Debret, criador do uniforme dos Dragões da Independência. A medalha foi inspirada nas rosas do vestido que D. Amélia usava ao chegar da Áustria para se casar com D. Pedro I. Seus graus eram os de Cavaleiro, Oficial, Comendador, Dignatário, Grande Dignatário e Grã-Cruz.Esta medalha foi concedida ao Major Antônio de Sampaio em 2 de dezembro de 1854 ,por sua destemida bravura.
Postado por:Fernanda Klein
Registros familiares
O filho Antônio e a terceira filha, Júlia, faleceram ainda crianças, antes da morte da mãe.A primogênita, Leonor, teve uma filha também chamada Júlia, nascida em 1869, que veio a ser esposa do Patrono do Tradicionalismo Gaúcho, ex-Instrutor da Escola Militar de Rio Pardo, o Major João Cezimbra Jacques, biografado em 2001, pelo Cel Araújo, membro-efetivo da nossa Academia de História.
A segunda filha, D. América da Conceição Sampaio, veio a falecer em Porto Alegre em 1936, com 84 anos de idade, em extrema pobreza, pois do Governo da República apenas percebia 79$600, de montepio e meio-soldo, deixados por seu pai.
As duas meninas, Leonor e América, já órfãs de mãe, residiram em Pelotas, na casa do General Osorio, amigo de Sampaio. Após a Guerra do Paraguai, já órfãs também de pai, as mesmas vieram, por iniciativa de Caxias, residir em Porto Alegre com a avó materna, Dona Bernardina.
No Maranhão, por ocasião da Balaiada, deixou Sampaio um primeiro filho, chamado Olegário Antônio de Sampaio. Este jovem era militar e lutou na Guerra do Paraguai na mesma 3ª Divisão comandada por seu pai.
Mais tarde, em Canudos, o Major Olegário Sampaio destacou-se operando na coluna do General Cláudio do Amaral Savaget. Faleceu em Florianópolis como general reformado em 1913. Dos cinco filhos do General Olegário, quatro passaram pela Escola Militar da Praia Vermelha.
Postado por: Fernanda Klein
Cronologia
Assunção.
Postado por:Fernanda Klein
Antônio de Sampaio
Homem puro e patriota, Sampaio destacava-se por ser capacitado e corajoso, inteiramente dedicado à vida militar. Exemplo de exponencial bravura, foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, pelo Decreto 51.429, de 13 de março de 1962.
Postado Por:Fernanda Klein.
.